A “Reativar” é uma medida de estágio, promovendo o desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho com o objetivo de promover a reintegração no mercado de trabalho ou reconversão profissional de desempregados..

Tratam-se de estágios com a duração de 6 meses, para desempregados de longa ou muito longa duração, com idade mínima de 31 anos, inscritos nos serviços de emprego há pelo menos 12 meses, que nos últimos 3 anos não tenham sido abrangidos por uma medida de estágios financiada pelo IEFP e que se encontrem numa das seguintes situações:

Detenham, no mínimo, o 9.º ano do ensino básico;
tenham uma qualificação inferior ao 9.º ano mas estejam inscritos num Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional para efeitos de integração num processo de reconhecimento, validação e certificação de competências.

Os montantes dos pagamentos aos estagiários e das comparticipações às empresas são os mesmos que se aplicam à Medida “Estágios Emprego”, não obstante a redução, na Medida Reativar, do período de estágio de 9 para 6 meses.

Esta Medida encontra-se regulada pela Portaria n.º 86/2015, de 20 de Março e pelo Despacho n.º 3651/2015, de 13 de abril, podendo ainda obter mais informação no site do IEFP. Caso subsistam dúvidas ou pretenda fazer triagem para uma Candidatura ou submeter a mesma, sugerimos que entre em contacto connosco.