História

A PREVISIONAL – Promotores de Inovação Comercial é um projecto de capitais privados portugueses que exerce a sua actividade na área de consultoria operacional e financeira das Empresas e Projectos, nos mais diversos sectores.

No mercado desde 1995, distinguimo-nos pelo profissionalismo e rigor no apoio à melhoria do ambiente financeiro e à gestão de recursos humanos das microempresas. A Previsional tem uma presença singular no mercado, prestando às microempresas serviços que habitualmente apenas se encontram acessíveis às estruturas de maior dimensão.

Criamos esta Empresa em Dezembro de 1995. Em Maio de 1996 alteramos a Sede para as nossas actuais instalações. Já em Março de 2000 a denominação social anterior, “PREVISIONAL – Consultoria em Gestão, Lda.” É alterada para “PREVISIONAL – Promotores de Inovação Comercial, Lda.” Com esta alteração pretendemos retirar definitivamente à Empresa a conotação com a de “gabinete de contabilidade tradicional” que nunca correspondeu à nossa pretensão, quer em termos de imagem, quer ao nível operacional.

Por outro lado, recuperar a ideia que desde logo orientou a criação e desenvolvimento desta Empresa – estudos, parcerias e consultoria integrada e em cooperação com estruturas associativas e governamentais, com vista à introdução de técnicas e implementação de instrumentos de apoio à inovação e modernização das Microempresas.

Desenvolvemos em colaboração com Associações Comerciais Locais, estudos sobre o tecido empresarial que estas representam. Prestamos desde 1996 consultoria na óptica da orientação para a modernização das técnicas de gestão financeira e desenvolvemos, enquanto Equipa Operacional, trabalhos integrados, Estudos Globais de Urbanismo Comercial no âmbito do QCA-II/PROCOM, de forma articulada com as respectivas Equipas de Projecto (CM+AC+DGCC) – Oliveira de Azeméis, Murtosa, Pardelhas e Vila da Torreira, no Distrito de Aveiro.

Fizemos investimentos em áreas vitais em termos de produtividade: quase integral informatização dos procedimentos administrativos e técnicos, arquivo electrónico com grandes ganhos em termos de tempo no acesso à informação e na gestão do espaço físico, optimização dos acessos RDIS em termos de voz e fax e ADSL nos dados. Fomos das primeiras empresas do País a adoptar o euro como moeda principal (Janeiro de 1999). Também apostamos na rentabilidade por via das condições de trabalho. Em síntese, os investimentos contabilizados enquanto activo fixo, são basicamente equipamentos e programas informáticos ligados à organização interna e à internet.

PRIMEIROS TRABALHOS:

Numa primeira fase a Empresa operou essencialmente com um mercado real e potencial que desde logo se consolidou junto do tecido das Microempresas comerciais e do chamado comércio tradicional. Isto porque a PREVISIONAL surge de alguma conjugação de esforços de técnicos superiores e com formação profissional ministrada pelo CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Serviços e promovida pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal em colaboração com a Direcção-Geral do Comércio e da Concorrência.

Ao longo destes primeiros anos da nossa existência, a Previsional desenvolveu a sua actividade, promovendo parcerias com aqueles que são os actores mais activos na dinamização deste tecido empresarial, designadamente as respectivas associações empresariais locais e regionais. São os casos dos trabalhos desenvolvidos nos Distritos de Aveiro e Porto, designadamente os de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, S. João da Madeira, Ovar, Murtosa, Estarreja, Sta. Maria da Feira, Vila Nova de Gaia e Gondomar.

Em 1998 obtivemos retorno financeiro do investimento realizado com o início de actividade em 1996, pela aprovação da nossa Candidatura ao Sistema de Incentivos às Microempresas – Iniciativas de Desenvolvimento Local IDL.

Apoios ao Investimento

Numa fase que decorre entre o último trimestre de 1998 e Junho de 2000, a Previsional consolidou o seu mercado nos serviços financeiros e na formação para a inovação comercial das Microempresas e nos estudos de planeamento económico regional, e na sua articulação com o desenvolvimento arquitectónico de centros urbanos tradicionais, com a nossa contratação por autarquias e associações empresariais, com o aval por Despacho da Secretaria de Estado do Comércio e Serviços. Concretamente o desenvolvimento e apresentação de Estudos Globais para Acções de Urbanismo Comercial.

No essencial e nesta fase, a actividade centra-se bastante em apoio no acesso a instrumentos financeiros de incentivo ao investimento e à criação de emprego e requalificação de activos empregados, com especial enfoque no acompanhamento e avaliação de resultados dos respectivos processos.

Ao nível da gestão de recursos humanos, a actividade tem-se centralizado também no acesso a instrumentos financeiros de apoio à criação líquida de emprego, designadamente pela verificação de enquadramento e pela análise e acompanhamento da evolução dos respectivos níveis de emprego.

Do Currículo da nossa Empresa e para o período em análise, consta assim uma grande diversidade de candidaturas aos vários Programas de Incentivos ao investimento e ao emprego aplicados em especial ao sector do comércio e serviços e implementados no âmbito do Segundo Quadro Comunitário de Apoio, designadamente aos sistemas IDL, PROCOM, RIME e aos diversos instrumentos locais geridos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional). Isto para além das medidas de organização e gestão indicadas e implementadas isoladamente de acordo com a especificidade de cada situação.

Alargamento da oferta

Após Janeiro de 2002 a Previsional implementou um novo seguimento na prestação de serviços às empresas, com a criação e desenvolvimento de uma área integrada de contabilidade e consultoria à gestão global. Efectivamente este seguimento, criado de raiz em Janeiro de 2000, foi registando um grande crescimento dentro da Organização, tendo a Empresa apostado grandemente em termos de formação de recursos humanos e de criação da uma base tecnológica avançada.

Paralelamente a estes novos serviços, a Previsional após 2000, consolidou ainda os seus anteriores serviços regulares de apoio à gestão de microempresas e estudos e projectos, designadamente no âmbito de candidaturas aos Programas de apoio ao investimento e ao emprego neste tipo de empresas: o Programa de Incentivos à Modernização da Economia e o Programa de Estímulo à Oferta de Emprego.

Durante o ano de 2009 a Empresa registou um forte crescimento, impulsionado, quer pelos resultados obtidos da eliminação e correcção no ano anterior de constrangimentos internos, quer pela criação e consolidação de um novo departamento de comunicação e marketing, dos quais resultou a maior visibilidade externa da nossa Organização.

Já em 2010, a Previsional, motivada por um novo modelo de organização e por factores de natureza legal e institucional, autonomizou a prestação de serviços de contabilidade, promovendo a transferência dos respectivos contratos para uma Empresa directamente responsável pela prestação de tais serviços e por conseguinte tendo deixado de os prestar.

A partir de Maio de 2017, em função de um novo enquadramento estratégico, adicionalmente às atividades já exercidas, retomamos a de prestação de serviços de contabilidade, promovendo a contratação de novos colaboradores e requerendo a nossa inscrição como sociedade de contabilidade junto da respetiva Entidade Reguladora.

Um ano depois este modelo foi abandonado. A Empresa deixou de estar presente como sociedade de contabilidade, passando a exercer a atividade de consultoria fiscal, conjuntamente com todas as suas demais ocupações.

ÁREAS DE ACTUAÇÃO:

As análises de mercado realizadas durante o ano de 2000, permitiram à Empresa redireccionar as actividades conforme o já referido de acordo com aquelas que são as necessidades do nosso mercado real e potencial actual, constituído pelo segmento de ambiente financeiro e pelo segmento da gestão de recursos humanos.

Assim a Previsional, após os ajustamentos introduzidos em 2010, tem definida a sua acção, de forma coerente, em duas grandes áreas: “Consultoria financeira” e “gestão de recursos humanos”.

Para além destas, encontra-se a ser desenhado um novo Projecto destinado ao alargamento do nosso universo de colaboradores externos.

Implantação e Âmbito Geográfico

Como se referiu, a Previsional encontra-se sediada na Cidade de Vila Nova de Gaia, num local que nos concede vantagens significativas em termos de acessibilidades norte e sul.

Em termos de mercado real, depois de numa primeira fase as actividades se terem estendido prioritariamente aos Distritos de Aveiro e Porto, a Previsional tem vindo a alargar o seu horizonte geográfico de mercado.

A perspectiva será seguramente a de conseguir sempre mais, fazendo-o de forma equilibrada, ou seja sem pôr em causa a qualidade, personalização e profissionalismo nos serviços prestados.

RECURSOS HUMANOS:

No tocante a recursos humanos internos e de uma forma sucinta, pretende-se reforçar a ideia de qualidade, sublinhando o facto de que todo o serviço prestado pela Previsional aos nossos clientes ou Entidades protocoladas, é assegurado sempre por profissionais qualificados, com formação superior.

Muito poucas organizações, independentemente da sua dimensão, estão em condições de afirmar que todo o trabalho que desenvolvem, desde o mais complexo estudo ou parecer técnico, até ao mais simples trabalho administrativo, é assegurado por profissionais com um nível de habilitações não inferior à licenciatura. A Previsional pode assegurar-lhe este princípio.